
O que é oferta e demanda: entenda a base da economia de forma simples

Existe um conceito que rege os preços de praticamente tudo que consumimos - do pão francês a ações na bolsa - é a lei da oferta e demanda. Mas, afinal, o que isso significa na prática? Esse é o conceito que define o preço dos itens do dia-a-dia e é uma das bases da nossa economia.
O que é Oferta e Demanda?
A Demanda é o quanto as pessoas querem e podem comprar um bem ou serviço, ou seja, a quantidade comprada de determinado bem. Já a Oferta é o quanto as empresas estão dispostas e são capazes de produzir e vender esse bem ou serviço, ou seja, a quantidade de bens que há para serem comprados.
O que é a Lei da Oferta e Demanda?
A lei da oferta e demanda é uma das bases da economia e diz que: Quando a demanda aumenta, ou seja, as pessoas passam a querer mais de um produto e a oferta (quantidade do bem disponível) continua igual, o preço sobe. O inverso é verdade: um aumento da oferta (quantidade disponível do bem) com uma demanda que não muda derruba o preço deste bem. O gráfico abaixo mostra com clareza esse princípio:
Os preços são ajustados pela relação entre quanto as pessoas querem comprar e quanto os produtores estão oferecendo.
Fatores que influenciam a Oferta e Demanda
Entre os principais fatores que influenciam a quantidade que as pessoas vão comprar no mercado e o preço dos bens é:
- Renda dos consumidores: Quando há uma renda baixa ou um orçamento mais apertado, o consumo diminui . Quando um país tem um desemprego muito alto, o que significa que muitas pessoas estão sem renda, há uma diminuição no consumo do país.
- Preço de produtos similares: Os produtos similares são opções mais baratas de um determinado produto, por exemplo, a carne e o frango. Um fator que influencia a demanda por determinado produto é o preço de seus concorrentes similares, então, caso o frango esteja muito mais barato do que a carne, os consumidores tendem a comprar mais dele.
- Mudança no gosto ou comportamento dos consumidores: Mudança das preferências dos consumidores. Expectativas sobre o futuro: Se a expectativa é de uma piora no cenário econômico, as famílias tendem a poupar mais, diminuindo o consumo geral.
Já a disponibilidade e preço de produtos oferecidos no mercado pode ser influenciado por:
- Custo de produção: Caso o que é usado para fabricar o bem, como matérias-primas, energia e mão de obra estejam mais elevados, o produto final fica mais caro.
- Tecnologia: A tecnologia pode deixar o processo de produção de determinados bens mais baratos e deixar outros produtos ultrapassados, o que influencia na sua disponibilidade. Impostos e políticas públicas: Impostos aumentam os custos de produção, reduzindo a oferta, enquanto políticas públicas (como subsídios ou regulamentações) podem estimular ou limitar a disponibilidade de produtos no mercado.
Exemplos
Imagine um cenário em que o preço do café suba no exterior. Isso incentiva produtores brasileiros a exportarem mais, deixando menos produto no Brasil. Com menos café no mercado interno, a oferta aqui diminui. Se a demanda interna continuar, o preço no Brasil tende a subir também. Uma outra situação que vemos no dia-a-dia: Se houver uma safra muito boa de café no país. A oferta aumenta, e se a demanda continuar igual, o preço tende a cair.
Conclusão
Entender a lógica da oferta e demanda é importante porque te ajuda a interpretar melhor as notícias sobre o cenário econômico nas suas redes sociais, deixando as suas decisões com o dinheiro mais estratégicas, além de ter um olhar mais crítico para a variação de preços dos itens do dia-a-dia.